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Por quê não consigo vender?

Por quê não consigo vender?

 

Por quê não consigo vender? Eu sei o que você está fazendo de errado

Por quê não consigo vender

“Por que?? Por quê não consigo vender?!?!”, você pode estar se perguntando completamente indignado, após o primeiro mês no ar e com um bom tráfego no site.

Sim, apesar de você não ver, você pode estar cometendo alguns erros e por isso não está conseguindo concretizar a primeira venda e conquistar o primeiro cliente.

Mas, não é por causa disso que deve desistir, não é?

Eu estou aqui para te ajudar e dizer que, assim como é fácil montar um negócio online, também não é nada complicado fazer a primeira venda.

Eu conheço muitos que estão na mesma situação do que eu”

Sim, a maioria está. Só que, se pergunte, “por quê a maioria e não todos?”

Porque a maioria deixa de fazer o básico para tentar fazer o avançado e acaba não fazendo nada.

Então, não pule etapas. Se fizer o básico, por si só, já estará na frente de milhares de blogueiros e lojas virtuais brasileiras. E a pergunta Por quê não consigo vender, deixara de existir pra você.

Vamos lá?

6 erros que te levam a dizer a seguinte frase “Por quê não consigo vender

Por que não consigo vender 2

Abaixo eu reuni os principais erros que levam, ou melhor, que não levam as vendas até os comerciantes e, percebi que, todos que fazem vendas, não cometem esses erros.

Portanto, para reunir o útil ao agradável, eu não só listei os erros te fazem dizer Por quê não consigo vender, como também citei a resolução para cada um.

Confere aí!

  1. Escolheu um nicho muito competitivo

Esse é o primeiro passo para montar um negócio, abrir um blog ou criar um produto. Antes de fazer qualquer uma dessas coisas, precisa escolher um nicho.

E, se o blog generalista não ajuda muito, pois atende pouco a diversos públicos em vez de atender muito a poucos públicos, escolher um nicho competitivo também não vai melhorar muito essa situação, não.

Por que?

Porque você estará atendendo muito a muitos públicos que já têm muitos atendentes, se assim posso dizer.

Não entendeu?

Vamos lá. Se você pesquisar “emagrecimento”, quantos resultados aparece no Google?

Aqui apareceram pouco mais de 14 milhões de resultados.

Agora, se você pesquisar “emagrecimento rápido, saudável e definitivo”, esse número cai para 230 mil resultados.

Entendeu?

Esse não é o melhor exemplo de micro nicho, mas, quanto mais abrangente for o assunto do seu blog, mesmo que ele já esteja em um nicho, mais competição você terá.

O pior é que são competidores “desleais”, ou seja, blogs e blogueiros que já estão há anos no mercado e que a maior parte das vendas são feitas por eles.

Sabe a lei de Pareto?

Então, ela também se aplica aqui. 80% das vendas são feitas por apenas 20% de todos os blogs.

Portanto, se você quer chegar nesses 20%, terá que ralar muito mais, principalmente se estiver em um nicho muito grande e abrangente como “emagrecer”, “finanças” ou “musculação”, por exemplo.

Para resolver esse problema, selecione micro nichos, ou seja, tente ser mais específico quanto ao seu público.

Se for para vender camisetas, venda camisetas de golfe ou venda camisetas de basquete ou de futebol, isso vai restringir o público, mas, por incrível que pareça, fará com que as vendas aumentem. E aquela famosa pergunta, Por quê não consigo vender, começara a desaparecer.

Observação: É só um exemplo, não muito bom, de micro nicho.

  1. Você não está conseguindo bons fornecedores

A internet realmente chegou para ficar e para revolucionar a interação entre fornecedores e clientes.

Mas, isso também pode significar que ela facilitou a interação entre fornecedores e revendedores de fornecedores.

Se procurar por “atacado” na internet, verá muitas, muitas lojas de atacados, talvez mais até do que o número de atacados que o Brasil possui.

Por que?

Porque a maioria deles são revendedores e não atacadistas de verdade.

Agora você deve estar pensando “ah, então é por isso, Por quê não consigo vender.

Certo e errado. Se você teve a ideia pesquisar atacados para ter fornecedores para as suas lojas, pode ter certeza que algumas pessoas que deveriam ser seus clientes também procuraram e preferiram comprar lá, afinal, os “atacadistas” ainda cobram mais barato do que você.

Então, definitivamente, a internet não é um bom lugar para encontrar fornecedores.

Sabe por qual motivo? Por quê não consigo vender

Porque a maioria dos fornecedores não estão na rede. Por serem, na maioria das vezes, fabricantes, eles preferem manter os seus negócios no meio mais físico, afinal, já estão ganhando muito bem mesmo.

Outra coisa é a grande procura por fornecedores na internet. Eles realmente seriam muito mais perturbados para fechar contrato, enviar produtos, resolver problemas com produtos danificados e, talvez, todo esse trabalho não compense tanto.

Por isso, se estiver tentando abrir um negócio, principalmente se for importado, seja da china ou dos Estados Unidos, procure por WorldWide Brands para te ajudar a encontrar varejistas reais e Alibaba.

  1. Seu plano de marketing

Por muito tempo eu fiquei falando a mim mesmo “não, Por quê não consigo vender, tenho que sair dessa” e eu realmente estava mal.

Era por duas razões: Nicho e Estratégia de marketing.

A partir do momento em que eu mudei o nicho, o público tráfego diminuiu cerca de 6,2% e 2 semanas e uns 3 dias depois, lá estava a minha primeira venda.

Eu achei aquilo extraordinário: “Como é que uma simples mudança, pode fazer tanta diferença?” Eu me perguntava, totalmente boquiaberto.

Foi bom, mas durou pouco. Depois da oitava venda vim em um mês, percebi que era bom, mas era muito pouco para as minhas necessidades, principalmente se tratando de uma loja voltada apenas para futebolistas.

O que estava acontecendo?

Eu poderia te dizer que não estava fazendo uma boa estratégia de marketing?

Poderia. Mas a verdade é que eu realmente não ligava e não dava a mínima para o marketing.

Como é que eu vou passar a conseguir vendas investindo em um fator que não dá para metrificar os resultados e nem traz tanto efeito assim?” A minha sorte é que eu sou tão cético que até dos meus pensamentos eu duvido.

Fui fazer uma pesquisa e vi que a Coca-Cola gasta milhões de dólares com marketing todo ano. Daí eu pensei “Pô, mas se a Coca-Cola, uma das maiores empresas do mundo ainda gasta milhões com o Marketing, então tem alguma coisa errada comigo”.

E foi aí que eu comecei a estudar sobre o assunto.

O pensamento é bem simples: Não adianta ter o melhor produto ou o melhor conteúdo se ninguém pode te encontrar e saber que você e o seu conteúdo existem, entende?

O marketing trabalhará nessa visibilidade por diversos meios, seja pelas mídias sociais, seja pelos outdoors e anúncios físicos, seja pelos tráfego/anúncios pagos (Facebook Ads, Google Ads, SnapChat Ads) ou até pelo tráfego/anúncio gratuito.

  1. Você não dá importância ao Seo

Ah, o tráfego e os anúncios gratuitos… Se tem uma coisa que você não pode desvalorizar, é o tal do tráfego gratuito e, consequentemente, o Seo.

O Search Engine Optimize, é um conjunto de práticas que farão com que o seu site fique bem ranqueado nos motores de buscas, um local de onde virá a maioria dos seus visitantes.

Sabe a pesquisa que fizemos lá em cima sobre “emagrecimento”?

Aquela lista de sites que apareceram, tirando os anúncios patrocinados, estão ranqueados com base no Seo.

E eu continuo me perguntando “Como é que alguns “especialistas” ainda dizem que é um fator desnecessário e que não faz diferença?”

Então, o que fazer para melhorar o Seo, aumentar o ranking e conseguir mais tráfego e, consequentemente, mais chances de venda?

Bem, existem algumas dicas básicas que vou te dar. Pense como se fosse um checklist:

– Misture conteúdos com palavras de calda-longa (Baixa concorrência, baixa procura e público muito segmentado) e calda curta (Alta concorrência, alta procura, público pouco segmentado).

– Faça links internos, ou seja, ligue seu artigo a outro do seu blog para que a pessoa passe mais tempo nele e consiga links externos, pois eles aumentam a relevância do seu blog.

  1. Não tem um diferencial

O que seria o diferencial?

Pense! “Por quê aquele blog consegue e eu não consigo vender?”.

Nesse momento, deixe o fator tempo de existência de lado e procure por peculiaridades além do preço.

Ele oferece promoções recorrentes?

Como ele consegue fazer promoções e você não, se estão vendendo do mesmo fornecedor?

Será que não é hora de fazer um acordo com o seu atacadista?

Veja quais são as semelhanças entre esse blog e outros blogs que também fazem muitas vendas e veja o que você pode fazer para tornar o seu parecido também.

Até na cor?

Não há tanta necessidade, mas é bom conhecer a psicologia das cores, pois elas podem sim aumentar a taxa de conversão de um site.

Realmente existe necessidade de fazer tudo isso?

A necessidade é algo relativo, mas saiba que os clientes demoram apenas 5 segundos para te colocar como “o” site em vez de “um” site.

Então, se você não tiver um diferencial bem definido e bem aparente, provavelmente será colocado junto com todos os outros na lista que o cliente não utilizará para fazer compras.

  1. Não otimiza o seu site para conversões

Se não otimizar o seu site para os motores de buscas pode ser um problema, esquecer que ele é preguiçoso, no bom sentido da palavra, também será um.

Como assim preguiçoso?

Ele escolherá os sites com mais benefícios e com menos passos até a venda. Então, se em uma página você pede o e-mail, depois carrega outra página para pedir nome e sobrenome, depois mais outra página para pedir o endereço, meu amigo, ele só comprará contigo se o produto só for vendido na sua loja.

Mas, não vamos nos atentar ao caminho até a compra, pois a maioria dos iniciantes quase não erram nesse quesito.

O problema é a otimização do site em si.

Como otimizar o site para conversões?”

Existem alguns fatores determinantes para que a taxa de rejeição de um site cresça ou diminua e um desses fatores é a velocidade de carregamento.

Quanto mais tempo é a demora para carregar, menor é a chance do seu cliente ter a paciência de esperar.

Para ser mais específico, a partir dos 4 segundos, a chance dele sair do seu site e escolher outra página é muito grande.

Mas, não é o único fator que os donos de ecommerce acabam esquecendo de otimizar:

– Você não tem uma CTA clara e bem definida

Cada página do seu site deve ter somente um objetivo e cada conteúdo também. O ser humano, apesar de dizer que não, gosta de receber ordens, gosta de ter que seguir um caminho, pois isso faz com que ele não tenha que pensar e não fique com a responsabilidade.

Então, você precisa guiar o seu público.

Como fazer isso?

Tendo uma boa CTA.

– Seu site não tem credibilidade

Existem algumas boas maneiras de fazer isso, abaixo estão algumas:

– Tenha Termos de Uso;

– Tenha uma Política de Privacidade;

– Tenha marcas conhecidas no seu site;(1)

– Tenha presença em diversos canais.

(1) É importante comentar, pois realmente faz diferença. Se você for do nicho de emagrecimento e tiver um banner da Netshoes, um pouco da credibilidade da empresa será passada para o seu site.

Portanto, quanto mais profissional for o anúncio, melhor para você.

Bem, agora você não precisa mais se perguntar “por quê não consigo vender”, né?

Já sabe onde pode estar errando e como consertar, agora é só agir e começar pelo primeiro erro, utilizando o artigo como checklist (Volte aqui quantas vezes achar necessário).

Mas, antes de fazer isso..

Compartilhe o artigo Por quê não consigo vender com os seus sócios e com amigos, que também embarcaram na jornada do ecommerce, mas ainda não conseguiram resultados.

 

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